“É tremendamente vibrante falar sobre um Deus que tem uma preferência incrível, notória em favor dos pequeninos.”
(Desmond Tutu)

segunda-feira, 27 de julho de 2020

Praticando a Gratidão

Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. (1 Tessalonicenses 5:18)



Vídeo do Ministério Infantil sobre a Gratidão


Gratidão: reconhecimento de uma pessoa por alguém que lhe prestou um benefício, um auxílio ou um favor.

A bíblia nos ensina a sermos gratos a Deus em todas as situações, sendo Jesus nossa maior referência sobre gratidão.

A criança precisa ver atitudes de gratidão nos adultos com quem convive e deve experimentar oportunidades para agradecer.

A Latinha da Gratidão é como um memorial para auxiliar as crianças a perceberem o amor e a graça de Deus em detalhes simples no dia a dia, como  sol, o alimento, as roupas e também nas grandes coisas como um presente, uma cura... O Espírito Santo vai direcionar vocês nesse momento. 

Proponha momentos de oração de gratidão em família ou mesmo um culto de ação de graças no lar. Serão momentos especiais em seu lar e o coração da criança será cheio da gratidão.

Você pode fazer como a minha, com latinha de leite de pó, mas também pode usar uma garrafa, uma caixinha... o que você tiver em mãos.

Aqui estão fotos da latinha: 












Você poderá ainda encontrar mais sugestões de atividades sobre a gratidão no canal da querida Mara Melnik, no YouTube. 




Deus te abençoe
Tia Lívia Maria


sexta-feira, 17 de julho de 2020

Culto Doméstico... estratégia de Deus em tempos de pandemia



Encontramos na bíblia, no livro de Deuteronômio nos capítulos 6 e 11, instruções claras sobre a responsabilidade dos pais em ensinar seus filhos sobre o Senhor e Sua Palavra. Vemos que Deus entende que as situações cotidianas devem ser oportunidades para que esse ensino ocorra, afinal, nada melhor do que aprender na prática!
O culto doméstico, uma prática não muito difundida na Igreja Moderna, é uma atividade em família que precisa ser valorizada, pois o culto a Deus não se limita a um local... A Igreja não é feita de tijolos, mas sim de pessoas. Jesus disse “Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” (Mateus 18:20). Ora, sendo servos do Deus Vivo, nada mais natural do que prestarmos culto a Ele dentro de nossos lares, ensinando nossas crianças como Ele espera de nós.

Antes de começar, prepare-se: 

1. Defina o melhor horário. TODOS devem participar deste momento em família. Comece com um culto por semana. 

2. Coloque Deus no centro. É um culto a Deus. Desliguem a TV, o celular e tudo o que possa distraí-los. 

3. Tenha um roteiro. Você encontra várias dicas na internet e existem livros que podem ajudá-lo. 

4. Seja simples e objetivo. Use uma linguagem adequada para que TODOS compreendam e reflitam sobre os textos bíblicos, as letras das canções e o porquê desse momento em família diante do Senhor. Dê exemplos práticos para que as crianças apliquem as verdades aprendidas no dia a dia. 

5. Encoraje a participação. Crie um ambiente onde vocês possam expor e sanar dúvidas, compartilhar suas necessidades, conflitos e desenvolver habilidades – cantar, contar história, orar e ler em voz alta. 

6. Seja breve. A capacidade de concentração das crianças é proporcional à sua idade. 

Sugestão de roteiro: 
1. Abertura: Leia um versículo sobre oração, faça uma breve reflexão sobre ele e ore. Dê oportunidade para que todos possam orar, auxilie os que apresentarem dificuldade, mas os encoraje. Com o tempo todos o farão com facilidade. 

2. Adoração. Se alguém da família tocar um instrumento pode conduzir alguns cânticos, ou pode ser com músicas no CD, no YouTube ou até mesmo só as vozes. Inclua cânticos infantis. 
3. Reflexão. Esse é o momento de ensinar e compartilhar a Palavra. No caso de crianças pequenas, use livros com histórias bíblicas com ilustrações e também bíblias de estudo para crianças maiores e adolescentes. Pode usar também devocionários. Alguns deles trazem uma meditação breve para crianças também. Explique as palavras desconhecidas. Lembre-se de falar de forma que TODOS possam compreender. Separe versículos para memorização. 

4. Aplicação. Como vocês podem colocar em prática o que acabaram de estudar? Faça aplicações à realidade de cada um, sem acusações ou insinuações. Quem nos convence é o Espírito Santo.

5. Fixação. Façam algo que os ajudará a relembrar e fixar a verdade estudada. Exemplo: após meditarem sobre a gratidão preparem uma lista de bênçãos e situações em que manifestam sua gratidão a Deus e uns aos outros, como por exemplo, pelo alimento que o Senhor nos dá e a mamãe prepara com carinho todos os dias. Vocês podem praticar durante a semana até o próximo culto.
6. Oração final. Crie um ambiente de intercessão entre os membros de sua família. Construa cadernos de oração ou murais em sua casa, escreva os pedidos, coloque fotos, as crianças podem fazer desenhos, onde todos poderão orar juntos pelas necessidades da família. Mostre as crianças que Deus se preocupa com as pequenas necessidades de vocês, como vencer o medo de dormir sozinha ou uma prova difícil na escola, como também com as grandes necessidades como provisão e cura. Essa prática ensina a criança a depender e confiar no Senhor. O exemplo dos pais é a mais poderosa ferramenta de ensino. 

No começo será trabalhoso, mas o resultado valerá a pena! Com o tempo você poderá incluir momento de oração por missionários, testemunhos... e aquilo que o Espírito Santo desejar acrescentar! 

Que Deus abençoe seu lar
Tia Lívia Maria


terça-feira, 14 de julho de 2020

Vamos Adorar com a Latinha Musical

     Muitas vezes sentimos dificuldade em trabalhar com as crianças menores na igreja... mas acredite, elas têm o coração aberto ao evangelho e elas amam aprender mais sobre Jesus. Usando a linguagem correta você colherá muitos frutos decorrentes do trabalho com os cordeiros.
    Pensando nas crianças pequenas preparei uma Latinha Musical para o momento da adoração... dessa forma as crianças participam ativamente desse momento e podem aprender vários corinhos e cânticos infantis, conforme a realidade da sua comunidade.
     

     Para confeccionar esse recurso utilizei uma lata grande de leite em pó que foi decorada com e.v.a. Na boca da lata fiz uma abertura que permite que a mão da criança entre na lata sem que ela veja os cartões dentro da lata. A faixa etária dos menores ainda não sabe ler, por isso, dentro da latinha coloquei figuras que pudessem representar os corinhos e cânticos. Escolhi figuras na internet mesmo, imprimi e pintei. Depois colei em papel color set azul para ficar mais durinho... pronto, agora é só usar!

    






     Faça uma lista com os corinhos e cânticos do repertório da sua turminha e prepare as figuras... Na nossa latinha temos: "O sabão", "Meu barco é pequeno", "A porta", "Toc toc toc", "Pare!", "Deus Grandão", "Se eu fosse um elefante...", "Quebrantado", "Soldado de Cristo", "Ooba, Jesus me ama!", "Cristo ama as criancinhas", "Leia a bíblia", "Três palavrinhas", "O telefone do Céu", "Cuidado olhinho onde olha!".

Molde para decorar a lata: 



Deus te abençoe
Tia Lívia Maria


Bíblia Amiga

    Inspirada no trabalho da Mara Melnik, apliquei a "ideia" da Bíblia Amiga em dois recursos para o trabalho com as crianças no Ministério Infantil. 
    Veja as fotos:









 

     A Bíblia Amiga de cor preta foi construída com papelão, e.v.a. e por dentro feltro. Ela funciona como um flanelógrafo. Dentro podemos colocar versículos para memorização e ilustrações para história bíblica.
    A outra, menor, é uma capa personalizada feita com tecido de algodão e os detalhes foram feitos com e.v.a., mas foi costurada na máquina. Contei com a ajuda da minha mãe. Ela fez bem justinha e sob medida para a bíblia que eu tenho. Essa bíblia é a Bíblia para o Ministério com Crianças da Apec. Elaborei essa capa para ser mais atrativa às crianças durante os trabalhos de evangelismo infantil e discipulado.

Molde para os detalhes da Bíblia Rosa
Molde dos detalhes da Bíblia Preta - Flanelógrafo

    Você pode conferir no vídeo abaixo como eu faço referência à ela. As crianças amam esses detalhes e faz toda diferença principalmente com os pequenos.


Use sua criatividade e faça a sua melhor versão da Bíblia Amiga!!! 


Deus te abençoe
Tia Lívia Maria










sexta-feira, 10 de julho de 2020

O Nascimento de Jesus

     Muitos cristãos ficam em dúvida sobre celebrar ou não o Natal dentro da igreja, principalmente, com as crianças no Ministério Infantil.

     Não estou aqui para bater o martelo se é certo ou errado... Essa é uma decisão que cabe ao pastor da sua denominação... Minha opinião: Assim como usamos a data comercial da Páscoa para ensinar as verdades bíblicas à criança também podemos usar o dia de Natal para ensinar o que a bíblia verdadeiramente fala sobre o nascimento do Salvador.

    Quando a Igreja se cala a criança será bombardeada por costumes não bíblicos, lendas, consumismo e idolatria ao papai Noel. Então, vamos ensiná-la a verdade.

     Trabalhe com as profecias do Antigo Testamento e com os relatos dos Evangelhos no Novo Testamento. A descrição bíblica é rica em detalhes. 

     Fizemos uma decoração simples em 2019, porque Jesus nasceu num lugar muito simples. 






   Penduramos estrelas no suporte da iluminação e bolinhas douradas de diferentes tamanhos com linha de pesca.





Meu esposo preparou uma manjedoura dom paletes. Colocamos folhas de coqueiro verdes e secas para fazer uma "caminha". Dentro uma almofada em forma de coração com a frase "Nasceu o Salvador".



Trabalhamos sobre o "Nascimento de Jesus", poucas vezes usamos a palavra "Natal". Para combater o engano é preciso conhecer a verdade!

Deus te abençoe
Tia Lívia Maria





 

Recurso Visual - Zaqueu

Zaque - Visuais em E.V.A.


Jesus e a multidão


O tronco do sicômoro é feito com rolinho de papel toalha. Reforcei os galho com papel cartão por trás.


A tampa da lata permite que o sicômoro fique em pé. Colei ele na tampa com cola quente.



A casa de Zaqueu é a lata onde os bonequinhos são guardados. Utilizei uma lata de leite em pó grande.


Moldes improvisados... na verdade eu faço muito à mão livre.





Você é assim - Os Ovelhas/FdH




Você É Assim Vim para contar algo especial De alguém que me ama Nunca me faz mal Ao meu Rei querido Hoje vou honrar Você é assim É tudo pra mim Seu amor é grande e não tem fim Se me sinto triste ou passando mal Você está sempre perto, Deus Isso é muito especial Quando eu não consigo, vem me ajudar Com você do meu lado sei que chego lá Te conto os meus segredos, posso em Ti confiar Tu és lindo, maravilhoso em me cuidar Vim para contar algo especial De alguém que me ama Nunca me faz mal Ao meu Rei querido Hoje vou honrar Você é assim É tudo pra mim Seu amor é grande e não tem fim E agora vou falar de todo o coração Pra você, minha alegria, Dono da minha canção Pra você obediência e um grande abração Pra você todo carinho, Deus e eterna gratidão. Autora: Naira Ludmila Gonçalves

segunda-feira, 6 de julho de 2020

CATV - Canal da Igreja Casa de Adoração no YouTube




     A Igreja Casa de Adoração agora tem um canal no YouTube. Lá você pode acompanhar uma programação que vai edificar sua vida: lives, transmissão de cultos ao vivo, clipes de adoração, conteúdo para mulheres, conteúdo para as crianças!

     Aliás, você pode encontrar a Tia Lívia em ação... lá na CATV... será um prazer te encontrar lá também! Toda segunda-feira, às 10h da manhã tem estreia de vídeo novo para as crianças.

Esse aqui é o link da playlist no meu canal apenas com os vídeos do Ministério Infantil na CATV: 


E aqui é o link do canal da Igreja Casa de Adoração, o CATV, para você conhecer todo conteúdo disponível para toda família:


Se inscreva nos canais, curta e compartilhe!


Deus te abençoe
Tia Lívia 



Ensinando as Crianças a Adorar

 
O que a bíblia diz sobre o louvor e a adoração das crianças?

"Tu ensinaste as criancinhas a louvar-te perfeitamente,para que o exemplo delas envergonhe e reduza a silêncio os teus inimigos!"

                   Salmos 8:2 
                                       
        A bíblia diz que Deus não faz qualquer tipo de acepção entre pessoas, seja por gênero, cor, características físicas, raça, classe social, nacionalidade ou idade... Deus ama igualmente a TODOS e deseja estabelecer um relacionamento de intimidade com o ser humano.
      Os registros bíblicos no Antigo Testamento são detalhados em revelar que as crianças dos hebreus testemunharam tudo o que Deus fez no meio do povo escolhido, estando inclusive no centro de muitos acontecimentos. Vemos por exemplo Abraão e Sara viverem o cumprimento de uma promessa gerando um filho na sua velhice... inclusive este menino foi oferecido a Deus num altar como prova de fé de seu pai. Vemos também o menino Moisés sendo preparado e protegido por Deus para ser o libertador dos hebreus quando estavam cativos no Egito. E tantos outros como Samuel, Davi, a escrava de Naamã... O Antigo Testamento ainda traz registro da participação das crianças no êxodo, nos momentos de celebração, jejuns, orações e leituras da Lei... estavam presentes ainda na reconstrução dos muros de Jerusalém.
    O Novo Testamento também é marcado por crianças... Jesus veio ao mundo como um bebê humano que cresceu e se destacou. Vemos em seu ministério a ressurreição da filha de Jairo, um menino que é liberal e entrega seu lanche a Jesus alimentando a grande multidão, mães traziam seus filhos para que o Mestre as abençoasse... Vemos as crianças presentes na Igreja Primitiva... Timóteo é o representante delas nas cartas de Paulo. 
    Deus olha para a criança como alguém capaz de amá-lo, crer Nele e adorá-lo! Assim como o adulto, a criança precisa ser ensinada a adorar a Deus, ou seja, a viver por Ele e para Ele... Ela precisa compreender que a verdadeira adoração é fruto de uma vida dedicada a honrar o Senhor. Mas para isso os líderes, pastores, professores e até os pais das crianças cristãs precisam mudar suas convicções a respeito da adoração, deixando de ser meros espectadores para serem adoradores em Espírito e em Verdade... Para isso é preciso pensar em Deus, saber quem é Ele, o que Ele fez e o que está fazendo... é se responder a Deus com reverência, louvor, gratidão e alegria.

Como ensinar a criança a adorar?
  • Levar a criança a Cristo: Conhecer Jesus, aceitar sua obra expiatória e reconhecê-lo como seu Senhor e Salvador é o primeiro passo para compreendermos a grandeza do amor de Deus e demonstrar gratidão a Ele. O sacrifício de Jesus na Cruz é a declaração do amor de Deus pela humanidade. Jesus é o caminho que leva adultos e crianças a Deus. "Jesus disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém pode vir ao Pai senão por mim. Se vocês realmente me conhecessem, saberiam quem é meu Pai. Mas, de agora em diante, vão conhecer e ver o Pai”. (João 14:6-7)
  •  Mostrar a importância de adorar em grupo: Deus se agrada com a unidade de seus filhos. Em Salmos 133 fica evidente que estar em grupo para prestar culto ao Senhor libera bençãos e vida sobre nós. A criança deve ser orientada a fazer isso quando a Igreja se reúne para os cultos públicos, ensinando-a a pensar em Deus ao cantar, orar e aprender a Sua Palavra. Aos poucos ela será capaz de concentrar-se em Deus estando reunida com outros cristãos para honrá-lo.  "Eu te louvarei na grande congregação; cumprirei meus votos na presença dos que te adoram."  (Salmos 22:5); "Louvado seja o Senhor! Cantem ao Senhor um cântico novo, cantem louvores a ele na congregação dos fiéis." (Salmos 149:1). 
  • Mostrar a importância de adorar a Deus sozinho: Em cada minuto do seu dia, em todos os momentos, a criança deve ser encorajada a pensar em Deus, reconhecer Sua Presença, Sua bondade, Seu cuidado, Seu amor e Sua graça e ser grata a Ele por aquilo que É e por tudo o que fez e é capaz de fazer. Para demonstrar ela pode orar agradecendo a Deus pelo sol da manhã ou pela chuva... cantar um hino de adoração aos feitos do Senhor... refletindo sobre Aquele que criou todas as coisas. Pode também meditar na sua Palavra e ter seu momento de devocional diário. "Louvarei o Senhor em todo o tempo; meus lábios sempre o louvarão." (Salmos 34:1); "Louvo a Deus por suas promessas, sim, louvo o Senhor por suas promessas." (Salmos 56:10); "Todo o meu ser louve o Senhor; louvarei seu santo nome de todo o coração." (Salmos 103:1); "Louvarei o Senhor, e que todos na terra louvem seu santo nome, para todo o sempre!" (Salmos 145:21).
  • Adorar usando a Palavra de Deus: ensine a criança que a Palavra de Deus pode ajudá-la a se concentrar nEle e nas suas obras. Os Salmos e muitas outras passagens das Escrituras são palavras de louvor dirigidas a Deus. Ensine a criança a orar usando os textos bíblicos. Exemplo: Salmos 23... "Obrigado, Deus, por ser meu Pastor, por prometer que nada vai me faltar...". Existem vários corinhos e cânticos inspirados também nas Escrituras. Exemplo: Filipenses 4:4... "Alegrai-vos sempre no Senhor, alegrai-vos no Senhor! (2x), Alegrai! Alegrai! Alegrai-vos no Senhor! (2x)"; Salmos 100... "Celebrai com júbilo ao Senhor, vós todos moradores da terra, Servi ao Senhor com alegria e apresentai-vos a Ele com cânticos...".
  • Mostre à criança que é possível adorar a Deus em oração:  Outra forma de adoração é falar com Deus, reconhecendo quem Ele é e o quanto é maravilhoso. Você pode pedir à criança que complete as seguintes frases  numa oração de louvor a Deus: "Deus, eu te amo porque..."; "Deus, eu te louvo porque..."; "Tu és maravilhoso Deus, porque..." Com o tempo ela será capaz de fazê-lo sozinha.
  • Encoraje a criança a adorar a Deus com música: Deus criou a música e deu ao homem habilidade para criar diferentes ritmos. A bíblia registra vários textos onde a música é usada para louvar a Deus. O livro de Salmos é um livro de cânticos espirituais. O povo de Deus usava vários instrumentos diferentes de sopro, cordas, e percussão, cantavam e também dançavam na Presença de Deus. "Então a profetisa Miriã, irmã de Arão, pegou um tamborim e todas as mulheres a seguiram, tocando tamborins e dançando. E Miriã entoava esta canção: “Cantem ao Senhor, pois ele triunfou gloriosamente; lançou no mar o cavalo e seu cavaleiro”(Êxodo 15: 20-21); "Cantem ao Senhor um cântico novo! Toda a terra cante ao Senhor! Cantem ao Senhor e louvem o seu nome; proclamem todos os dias a sua salvação. Anunciem a sua glória entre as nações, contem a todos as suas maravilhas. Grande é o Senhor! Digno de muito louvor! Ele é mais temível que todos os deuses." (Salmos 96:1-4); "Louvado seja o Senhor! Louvem o Senhor em seu santuário, louvem-no em seu majestoso céu!Louvem-no por seus feitos poderosos, louvem sua grandeza sem igual! Louvem-no com o toque da trombeta, louvem-no com a lira e a harpa! Louvem-no com tamborins e danças, louvem-no com instrumentos de cordas e flautas! Louvem-no com o som dos címbalos, louvem-no com címbalos ressonantes! Tudo que respira louve ao Senhor! Louvado seja o Senhor!" (Salmos 150:1-6); "Davi e todos os israelitas iam cantando e dançando perante o Senhor, ao som de todo tipo de instrumentos de pinho: harpas, liras, tamborins, chocalhos e címbalos." (2 Samuel 6:5); "Assim, os cantores Hemã, Asafe e Etã se faziam ouvir com címbalos de bronze; Zacarias, Aziel, Semiramote, Jeiel, Uni, Eliabe, Maaseias e Benaia, com alaúdes, em voz de soprano;Matitias, Elifeleu, Micneias, Obede-Edom, Jeiel e Azazias, com harpas, em voz de baixo, para conduzir o canto. Quenanias, chefe dos levitas músicos, tinha o encargo de dirigir o canto, porque era perito nisso." (1 Crônicas 15:19-22); "e quando todos os levitas que eram cantores, isto é, Asafe, Hemã, Jedutum e os filhos e irmãos deles, vestidos de linho fino, estavam de pé, para o oriente do altar, com címbalos, alaúdes e harpas, e com eles até cento e vinte sacerdotes, que tocavam as trombetas; e quando em uníssono, a um tempo, tocaram as trombetas e cantaram para se fazerem ouvir, para louvarem o Senhor e render-lhe graças; e quando levantaram eles a voz com trombetas, címbalos e outros instrumentos músicos para louvarem o Senhor, porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre, então, sucedeu que a casa, a saber, a Casa do Senhor, se encheu de uma nuvem; de maneira que os sacerdotes não podiam estar ali para ministrar, por causa da nuvem, porque a glória do Senhor encheu a Casa de Deus." (2 Crônicas 5: 12-14); "falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais," (Efésios 5:19); "Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração." (Colossenses 3:16). Assim, é possível manisfestar a adoração ao Senhor de formas variadas, com gestos, coreografias, canto e toda infinidade de instrumentos, inclusive aqueles feitos de sucata. Quero chamar sua atenção apenas para um detalhe: a letra dos corinhos/cânticos devem ser espirituais e verdadeiramente serem dirigidas a Deus quando forem selecionadas para o momento da adoração. Sugiro que você faça pesquisas, leia e interprete o conteúdo das composições e busque meditar nas mensagens que elas trazem à luz da Palavra. (Você encontra sugestões aqui no blog. Busque o marcador "ADORAÇÃO E LOUVOR INFANTIL). 
  • Ensine a criança que sua vida precisa ser cheia de atos de adoração: Quando damos nosso tempo a Deus, quando praticamos boas ações, quando ajudamos os necessitados, quando sustentamos os missionários e ofertamos na igreja... Tudo o que temos e somos pode ser oferecido a Ele em adoração: tempo, dinheiro, talentos, corpos, mentes, corações. Mostre à criança como ela pode ar a Deus seus talentos, seu corpo, sua mente, seu coração... e aqueles que fazem da adoração uma parte de sua vida diária, descobrem o segredo de uma alegria verdadeira e duradoura. "Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo." (Colossenses 3:23-24)              
Reflexão: A adoração é um dos propósitos de Deus para a humanidade... ao ensinar a criança a apresentar a verdadeira adoração os adultos que são seus referenciais (você, professor (a), seus pais, avós, os pastores, os irmãos da Igreja, etc), devem estar conscientes de que palavras ensinam, porém o exemplo arrasta. Sua vida terá um efeito pedagógico mais eficaz do que aquilo que você diz às crianças. Professor(a), você é um bom referencial de adorador?

"Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores." (João 4:23)

Deus te abençoe
Tia Lívia



Fonte de pesquisa: Bíblia de Recursos para o Ministério com crianças da APEC. Editora Hagnos.