“É tremendamente vibrante falar sobre um Deus que tem uma preferência incrível, notória em favor dos pequeninos.”
(Desmond Tutu)

sábado, 29 de agosto de 2020

Buscando a alegria em Deus

 Versículo para memorização: 

Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos.              (Filipenses 4:4)


Deus nos criou cheios de sentimentos. São eles que nos permitem sentir amor, alegria, satisfação, gratidão... Mas o pecado trouxe ao nosso coração sentimentos que muitas vezes temos dificuldade em lidar como a saudade, a frustração, a ira, a raiva, a tristeza, o medo. Todos eles são importantes.

O que precisamos compreender é que há um tempo para todas as coisas e também um propósito para tudo o que acontece conosco. Como seremos gratos a Deus pela alegria se não experimentarmos a tristeza?

O Espírito Santo pode nos ajudar a lidar com todos os nossos sentimentos. Na bíblia podemos encontrar algumas orientações sobre eles, como o texto citado para memorização. Paulo, inspirado pelo Espírito Santo, nos encoraja a buscar a alegria em Deus, apesar das dificuldades, das circunstâncias ao nosso redor, é possível encontrar alegria Nele.

Saber que Ele nos ama, conhecer suas promessas e sentir sua Presença nos ajuda a enfrentar os dias tristes e de dificuldades.

Diante da mudança radical que tivemos em nossas vidas com a pandemia causada pelo coronavírus, publicamos uma breve conversa com as crianças sobre a alegria e a tristeza... Confira o vídeo:




As crianças não conseguem muitas vezes expressar o que sentem com palavras, mas os recursos visuais ajudam muito quando precisamos conversar com elas sobre sentimentos.

No vídeo utilizei uma carinha triste e uma carinha feliz, confeccionadas com e.v.a e palitos de sorvete:


Essa base é feita com e.v.a e isopor de 5mm. Eu colei com cola quente e fiz alguns cortes nela em várias direções para inserir os palitos. Utilizo essa base para vários visuais, por isso fiz ela "neutra". 




No vídeo o corinho foi sugerido para fixação do versículo. A letra é basicamente o texto bíblico de Filipenses 4:4 cantado:

Alegrai-vos sempre no Senhor
Alegrai-vos no Senhor!

Alegrai-vos sempre no Senhor
Alegrai-vos no Senhor!

Alegrai! Alegrai! Alegrai-vos no Senhor!
Alegrai! Alegrai! Alegrai-vos no Senhor!


Deus te abençoe
Tia Lívia Maria

Obediência aos pais e as emoções

Versículo para memorização:

 Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo. (Efésios 6:1)

Quero deixar aqui como sugestão este recurso para falar com as crianças sobre nossas emoções. A criança pequena sente muita dificuldade em ser contrariada, o que é natural devido à sua imaturidade emocional, porém o adulto, seja pai, mãe ou educador, precisa ensiná-la a dominar esse sentimento.

A criança que não é corrigida sobre suas reações diante de uma frustração, por mais simples que seja ela, como ter que parar de brincar para comer por exemplo, cresce com problemas para enfrentar as frustrações da vida adulta, recorrendo à drogas, álcool e até violência por saber como lidar com seus sentimentos.

O meu Juquinha eu ganhei. Fiz um curso direcionado para o Ministério com Crianças na MISPA, agência missionária da Igreja Presbiteriana Renovada, aqui em Assis/SP. (Contato: https://www.mispa.org.br/)

Com a ajuda desse recurso a criança consegue de forma lúdica se reconhecer na atitude do Juquinha e compreende que sua reação não é adequada. Quando giramos o lápis entre as mãos, os cabelos de Juquinha ficam totalmente arrepiados... pronto! É o ponto de partida para falar sobre esse assunto com ela.

Usei o Juquinha em dos vídeos do Ministério Infantil da CATV. Assista o vídeo:




Vou deixar aqui uma sugestão de história para dar início ao diálogo com as crianças... Na interação direta, ao vivo, a criança terá a oportunidade de manisfestas suas impressões e o Espírito Santo irá de conduzir no aconselhamento e pastoreio dela...

Sugestão de história para o Juquinha:

Você conhece o Juquinha? 
Não? 
Este é Juquinha...




Um menino encantador, de olhos vivos... visual moderno... curioso como toda criança! Gosta de brincar, de cantar, desenhar... assistir vídeos animados... Juquinha gosta de bolo de banana, pipoca e suco de maracujá... 

Parece ser um bom menino... Na escola e na igreja e até obedece as professoras... Mas Juquinha não gosta de algumas coisas... Juquinha não gosta de obedecer sua mãe!

Quando a mamãe pede qualquer coisa para Juquinha o menino se transforma! Fica bravo, grita, rola no chão... baba... ele fica muito nervoso!

Veja só como ele fica:




Juquinha, será que sua atitude está correta? A Bíblia diz que os filhos devem obedecer seus pais! Deus não aceita a desobediência, porque isso é pecado! E quando desobedecemos as regras, os pais, professores... estamos desobedecendo a Deus, estamos pecando! E Deus fica longe de nós! Quando a mamãe te pedir algo você deve obedecer! Se você não estiver disposto a cumprir a tarefa ou a ordem que ela lhe deu, converse com ela! Diga que quer brincar um pouco mais por exemplo, e ouça os motivos dela para tal pedido... Devemos respeitar nossos pais!... Veja o que a Bíblia diz... (cite um versículo que valide sua mensagem)... 
**************

Como eu disse acima, é uma sugestão. Cada vez que contamos a história de Juquinha, dependendo da idade das crianças que estão ouvindo, ela pode tomar um rumo diferente, o importante é manter-se baseado na Palavra de Deus.

Vou deixa aqui algumas outras sugestões de versículos relacionadas aos temas que podem ser tratados com a ajuda do Juquinha (pecado, desobediência, domínio próprio, mansidão, ira, perdão) :

Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus, te dá. (Êxodo 20:12)

Irai-vos e não pequeis,(Salmos 4:4a)

O desejo dos justos tende somente para o bem, mas a expectação dos perversos redunda em ira. (Provérbios 11:23)

Como cidade derribada, que não tem muros, assim é o homem que não tem domínio próprio. (Provérbios 25:28)

O insensato expande toda a sua ira, mas o sábio afinal lha reprime.(Provérbios 29:11)

Não te apresses em irar-te, porque a ira se abriga no íntimo dos insensatos. (Eclesiastes 7:9)

Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra. (Mateus 5:5)

E desceu com eles para Nazaré; e era-lhes submisso. Sua mãe, porém, guardava todas estas coisas no coração. E crescia Jesus em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens. (Lucas 2: 51-52)

Mas eu vos digo a verdade: convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei. Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo... (João 16:7-8)

Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam. Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. (Gálatas 5:19-23)

Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra. (Efésios 6:2-3)

Porque a ira do homem não produz a justiça de Deus. (Tiago 1:20)

Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando. (Tiago 4:17)

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. (1 João 1:9)
*************


Encontrei no YouTube um vídeo que ensina a fazer este recurso. Está no canal da Tia Rosy Joaninha, se inscreva no canal dela e seja abençoado com o conteúdo que é muito bom!!! Confira o vídeo da Tia Rosy:




É importante também orientar a criança a buscar a ajuda do Espírito Santo para aprender a controlar suas emoções. Encoraje a criança a orar pedindo a Ele ajuda nessa área da sua vida. 

Fontes: 

Vídeo com a Tia Lívia Maria

Como fazer o Juquinha

Versículos

Mispinha/Curso para Ministério com Crianças.
MISPA  
 


 Deus te abençoe
Tia Lívia Maria





quarta-feira, 5 de agosto de 2020

A Mãozinha da Oração

Versículo para Memorização: Orai sem cessar. 1 Tessalonicenses 5:17




















Veja como utilizar essa estratégia no vídeo abaixo:


Conversando com Deus

Para algumas crianças, e também para alguns adultos, orar não é algo muito fácil... Aparentemente a "falta de assunto" é o principal impedimento para que algumas pessoas tenham vida de oração ativa. Mas quero aqui incentivá-lo a combater qualquer tipo de impedimento e através da Palavra quero estudar com você vários temas ou "assuntos" para incrementar sua conversa com Deus!

Confissão, Adoração, Agradecimento ou Gratidão e Súplica (Intercessão e Petição). Esses quatro aspectos da oração podem ser abordados separadamente ou em uma única oração.

Diga à criança que orar é conversar com Deus, seu Pai Celestial. Quando lemos a Bíblia ouvimos Deus falar conosco mas Ele também quer ouvir o que temos a dizer. Falamos com Deus através da oração.

Confissão: Essa palavra vai ajudar você a lembrar-se de confessar o seu pecado a Deus. Se permanecer no pecado e não falar sobre ele com Deus, Ele não vai ouvir sua oração. Confessar é mencionar o seu pecado e reconhecer que agiu mal. Diga a Deus: "Confesso que agi errado quando....(cite o pecado). Ele promete perdoá-lo quando você confessar o seu pecado. Sempre que perceber que agiu erradamente, converse com Deus sobre isso.

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.
(1 João 1:9)


Adoração: Adoração é o grande amor e respeito que você tem por Deus. Ele merece sua afeição porque é Santo (perfeito sob todos os aspectos e foi Ele Quem fez todas as coisas - inclusive você.) Você adora a Deus ao se alegrar com tudo que Ele é e ao dizer a Ele como é maravilhoso. Você pode dizer: "Deus, o Senhor é o Criador maravilhoso. Eu O amo por ser Todo-poderoso. Eu O amo por ser perfeito". Passe algum tempo adorando a Deus.

Vinde, cantemos ao Senhor, com júbilo, celebremos o Rochedo da nossa salvação.
Saiamos ao seu encontro, com ações de graças, vitoriemo-lo com salmos.
Porque o Senhor é o Deus supremo e o grande Rei acima de todos os deuses.
Nas suas mãos estão as profundezas da terra, e as alturas dos montes lhe pertencem.
Dele é o mar, pois ele o fez; obra de suas mãos, os continentes.
Vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do Senhor, que nos criou.
(Salmo 95:1-6)

Agradecimento: Agradeça e diga a Deus que aprecia o que possui, quem você é e o que Ele lhe deu. Diga: "Obrigado, Deus, por minha família. Obrigado pelo alimento que como. Obrigado por me fazer como sou. E, acima de tudo, obrigado por enviar Jesus para pagar pelo meu pecado na cruz". Agradecer a Deus deve ser parte importante do seu tempo com Ele.

Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. 
(1 Tessalonicenses 5:18)

Súplica: Suplicar é pedir de maneira humilde, por outras pessoas e por você. Deus quer que você converse com Ele sobre as necessidades de outras pessoas, é a oração de Intercessão e sobre suas próprias necessidades, é a Petição.

Ore pela sua família e amigos quando estiverem doentes ou sofrendo. Ore para que seus amigos não salvos aceitem Jesus como Salvador e se tornem membros da família de Deus. Seus amigos salvos precisam que você peça a Deus para ajudá-los a viver para Ele todos s dias. Ore pelas autoridades, pelos pastores, professores...

Com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos...
Efésios 6:18

Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças, em favor de todos os homens,
em favor dos reis e de todos os que se acham investidos de autoridade, para que vivamos vida tranquila e mansa, com toda piedade e respeito.
1 Timóteo 2:1-2 

Deus quer também que você apresente a Ele as suas necessidades de desejos. 

Por isso, vos digo que tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e será assim convosco. (Marcos 11:24)

Aplicação: cada dedo da mão representa um tema de oração. Para facilitar a memorização use cores diferentes para cada um.

1. Polegar: o dedo que aponta para nós mesmos, é o da confissão. Cor: Vermelho.
2. Indicador: aponta para o Céu, é o lugar onde Deus está, é o dedo da adoração. Cor: verde.
3. Dedo médio: O maior de todos, é o dedo da gratidão; devemos agradecer mais do que pedir. Cor: azul.
4. Anelar: o dedo onde usamos a aliança de casamento, é o dedo da intercessão, quando oramos pelos outros. Cor: amarelo.
5. Dedo mínimo: o menor de todos é para nossas próprias necessidades, a petição. Cor: laranja. 

Fonte: 
Bíblia de Recursos para Ministério Infantil; 
Canal da Mara Melnik no Youtube. 

Deus te abençoe
Tia Lívia Maria